Renata Barros

Renata Barros trabalha diferentes materiais há mais de 25 anos: pintura, madeira, vidro, fotografia, látex e acetato. Paris, Berlim, Cologne, Milão, Santiago, Buenos Aires, Bruxelas, Hangzhou, Delhi, São Paulo e Rio são algumas das cidadades onde expôs recentemente. As obras e as pesquisas que faz misturam conceito e material num diálogo perfeito.  Nascida em São Paulo, diplomada pela FAAP,  Renata Barros explica que aborda tudo o que lhe interessa pelo aspecto lúdico. Seu universo é cercado pelo pensamento humano, pela ciência e pela litteratura. Renata gosta do diálogo com o público e seu trabalho pede a participação e a reflexão do observador. 

Renata Barros fixou seu Ateliê na Alemanha por alguns anos tendo exposto, dentre outros na Art Fair de Frankfurt, Gallery Barbara Cramer, Article Gallery em Colonia, ATELIERHAUS em Bonn, Gallery Drei Nord em Dresden e KUNSTLERHAUS e ICBRA em Berlim. A Gallery Sycomore, foi uma das que expôs em Paris onde também residiu e trabalhou. E em outros países como Espanha no Centro de Valencia de Cultura Mediterranea, Argentina no Museu Nacional de Belas Artes e no Brasil, em importantes Museus como MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC USP, Metro de São Paulo-Estação Trianon MASP, entidades como Memorial da América Latina, SESI e nas galerias Galerias Valu Oria e Nara Roesler.

Suas obras estão no acervo de vários Museus e Fundações : Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP Museu de Arte de São Paulo, MAC Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Instituto Rio Branco – Brasília, Instituto Goethe de Bonn (Alemanha), Heinrich Böll Foundation - Berlim (Alemanha), Fundação Padre Anchieta - São Paulo, MAC Museu de Arte Contemporânea do Paraná, MUMA Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Hangzhou Qianjiang International Museum of Art (China).