Atrás do lápis

Formas geométricas e sinuosas revelam o traço elegante do designer Ronald Sasson

Peças inéditas farão parte da exposição Atrás do Lápis, que inaugura dia 20 de fevereiro na Galeria Soma em Curitiba

Uma velha nova paixão. Ronald Sasson mantém através do design arte uma constante experiência de retorno a sua atividade de artista plástico, exercida por mais de uma década em Curitiba. As criações agora unem a plasticidade do artista com a técnica do designer, que a cada ano acumula prêmios internacionais, como o iF Design Awards.

Pela primeira vez expondo peças de design na Galeria Soma, o designer apresentará itens de edição limitada. Com predominância de bancos e poltronas, as quatro peças destacam-se por sua criação com toque atemporal e materiais nobres, porém com traços simples. Entre as matérias-primas estão o latão, além do metal laminado de madeira. Linhas ora orgânicas, ora geométricas também estão em destaque e formam, segundo o autor, um encontro das diferentes fases relevantes de sua trajetória.

“Não digo que o design em escala não me dá prazer. Também tenho um retorno muito exitoso com esse tipo de trabalho. Mas as peças numeradas nos libertam de amarras e garantem uma certa falta de pudor no uso de materiais e formas”, afirma Sasson. Segundo ele, a poltrona Zózimo, foi um dos trabalhos responsáveis pela abertura do mercado ao seu design arte.

Sobre o Designer

Trabalhou por mais de 10 anos como artista plástico e essa formação em Artes Plásticas deu a ele uma visão de design pelo viés do uso e equilíbrio das cores. A sinuosidade simples do design nórdico e a presença marcante das cores mediterrâneas refletem no seu traço. Em 2006, o designer escolheu Gramado, na Serra Gaúcha, como endereço do Estúdio Ronald Sasson, onde pesquisa e desenvolve seus produtos, que transitam do móvel à iluminação em caráter industrial no setor moveleiro. O designer paranaense já conquistou diversos prêmios durante a sua carreira, sendo alguns deles internacionais - IF Design Award, Good Design Award, A'Design Award e o German Design Award Nominee.

 

Serviço

Exposição: Atrás do Lápis

Visitação: 21 de fevereiro a 08 de março de 2018

Horários: terça a sexta-feira das 10h às 19h e sábados das 10h às 15h

Onde:  Galeria Soma – 


Fotos: Daniel Katz